A Arte da Improvisação

Quem nunca improvisou na desculpa no meio da prova daquela matéria quando o professor te pega colando, ou quando seus pais te pegam na mentira não é mesmo? Dedicado ao improviso nosso de cada dia, essa publicação será sobre cenas improvisadas em filmes que acabaram ficando bem famosas.

1- O Poderoso Chefão

Já começando bem, temos a famosa cena de Marlon Brando narrando uma morte encomendada de um homem que havia espancado uma jovem, enquanto acaricia um gato em seu colo. Porém o que poucos sabem é que aquele gato não estava no roteiro, ele era só um gato que vivia vagando pelo estúdio e decidiu pular no colo do Brando bem no meio da filmagem e simplesmente continuou atuando.

Ver a imagem de origem

2- Laranja Mecânica

Esse é um filme um tanto perturbador. Quem ja viu, com certeza se lembra da cena marcante quando o grupo invade uma casa e agride e abusa do casal presente. Acontece que essa cena foi gravada diversas vezes, mas sempre parecia errada e incompleta, tentaram até botar algumas ornamentações ”exóticas”, mas ainda não foi suficiente. Até que o diretor, Stanley Kubrick, cansou e deu a cena nas mãos de Malcom MacDowell para ele fazer o que quisesse. Fui assim que surgiu uma cena incrível e perturbadora ao mesmo tempo, o ator começou a cantar ”Singin’ in the Rain” enquanto quebrava e batia, dando o clima psicótico e perturbado que precisava. O diretor gostou tanto do final que no mesmo dia correu atrás dos direitos da musica para o filme.

Imagem relacionada

3- Batman: O Cavaleiro das Trevas

Esse filme tem um combo de duas cenas improvisadas, as duas pelo ator Heath Ledger. Uma delas é quando o coringa sai do hospital prestes a explodir, no roteiro ele deveria apertar o botão e a explosão aconteceria normalmente, mas para o bem ou para o mal, Ledger apertou o botão muito cedo, e tomou um susto quando a explosão finalmente aconteceu.                                    Imagem relacionada

A outra cena desse filme acontece quando o tenente Gordon é chamado à delegacia e promovido à comissário, levanto a aplausos dos policiais, e o Ledger, sem mudar a expressão facial, começa a aplaudir junto, deixando mais uma marca no seu papel de coringa.               Imagem relacionada

4- Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida

No dia da gravação de uma cena de luta, o ator Harrison Ford estava mal por intoxicação alimentar e sem condições para cenas de ação. Quando foi hora de gravar não deu outra e o ator decidiu encurtar um pouco a luta dando um tiro no peito do vilão.   Imagem relacionada

5- Star Wars V: O Império Contra-Ataca

Ainda com Harrison Ford, em O Império Contra-Ataca, quando Han Solo esta prestes a ser congelado, Leia decide se declarar e fala ”Eu te amo”, no roteiro estava programado para a resposta ser, como de costume, ”Eu também”, mas Harrison Ford decidiu incorporar o estilo do personagem e acabou respondendo ”Eu sei”.

Resultado de imagem para han solo i know gif

6- O Iluminado

A única parte do filme que a maioria das pessoas se lembram ou conhecem, acontece no climax do mesmo e nem estava no roteiro. Jack vê que sua família se trancou no banheiro, e decide arrombar a porta com um machado(nada demais, bem normal), e quando finalmente abre um buraco na porta, Jack bota a cabeça e grita com uma voz perturbadora ”Heeeeeere’s Johnny!” (Aqui está Johnny!). Essa atuação que provavelmente foi o auge do filme, se encaixou perfeitamente no jeito louco do personagem, tanto que até são feitas referencias em séries e filmes. Outra curiosidade é que esta também e uma referencia a um programa de tv em que o apresentador sempre que começa o show fala, bom, ”Heeere’s Johnny!”.

Ver a imagem de origem

7- Django Livre

No filme de Quentin Tarantino, com Leonardo DiCaprio, Jamie Foxx, Samuel L. Jackson e outros grandes nomes, foi filmada uma cena em que durante uma discussão DiCaprio deveria bater com um copo na mesa, mas o copo usado era de vidro e acabou quebrando em sua mão. Ao invés parar a cena como a maioria dos atores teriam feito, DiCaprio decidiu continuar a cena e até se aproveitou da situação e esfregou a mão de sangue em uma escrava.

Resultado de imagem para django livre cena jantar gif

8- Senhor dos Anéis – As duas Torres

Parecido com o aconteceu com DiCaprio, em uma cena do filme quando o personagem Aragorn  chuta cabeça de um orc e acaba quebrando o pé, o grito que seria de raiva, é na verdade de uma dor real de um pé fraturado. O mais comum seria de qualquer outra pessoa gritar ”Pare a gravação, estou ferido” mas ele pegou a dor e transformou em atuação.

                                      Resultado de imagem para senhor dos aneis gif aragorn chutando uma cabeca

9- Capitão Phillips

Esse foi um filme que usou a improvisação de propósito. O ator Tom Hanks, não tinha tido contato com os piratas, ainda não conhecia os atores, que além disso eram somalianos e não falavam inglês, e viviam naquela situação. Nesse caso chega a ser mais espontâneo que improvisado, e da ate mais intensidade.

10- Titanic

Titanic é ouro filme com mais de uma cena improvisada. A primeira é quando Jack ensina a Rose a cuspir, e da pra ver que os dois estão bem entretidos e descontraídos. A atriz achou tão interessante que mais tarde em outra cena que devia espetar um homem com um grampo de cabelo, Kate Winslet achou melhor cuspir no rosto de Billy Zane (noivo de Rose).

Resultado de imagem para titanic spitting gif 

Resultado de imagem para titanic spitting gif

A outra cena marcante, e claro que improvisada, é quando Jack grita ”Eu sou o rei do mundo!”, essa cena foi também toda improvisada e encaixou muito bem no filme.

Imagem relacionada

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑