A Matemática Está em Tudo

Há pouco tempo, quando da volta das férias escolares de meio de ano, propus aos alunos um trabalho (por que eu fiz isso…?). A ideia era escrever um artigo seguindo as normas ABNT (ou 90% delas, ou o máximo que conseguisse…) com relação aos detalhes básicos de formatação (tamanho da letra, organização do trabalho, referências, etc.) cujo tema seria bastante simples:

A Matemática das Minhas Férias

Surpreendentemente, ou não, muita gente fez o trabalho, porém muita gente ignorou as regras ABNT; mas o que chamou a minha atenção foi a opinião quase que unânime de que a matemática está no ambiente que nos cerca.

Em meio a declarações vagas como “…mesmo quando vamos dar um troco…” ou “…quando vamos ao cinema ou olhamos as horas…” sempre aparecia a frase “a matemática está nas nossas vidas” ou “…matemática é chata, mas é necessária.”

Ora, se isso é senso comum, porque as pessoas tem tanta dificuldade? Elas já não deveriam ter se acostumado com ela, a malévola matemática? Acredito que, em parte, a matemática (coitada) realmente seja uma ciência, em muitos momentos, difícil de “digerir”, para usar uma metáfora contundente. Mas acredito, também, que vivemos momentos na sociedade em que o conhecimento está tão ao alcance dos dedos (literalmente) que não há espaço para o longo prazo que o “aprender” da matemática exige. É preciso perseverar, e muito. Ela — a matemática — é uma ciência prática que se aprende fazendo e hoje, este tempo de maturação do conhecimento realmente está em segundo plano (para usar um trocadilho infame e geométrico!).

Sempre que penso em como a matemática está na nossa vida lembro de um vídeo que gosto bastante que mostra como a matemática aparece na natureza de algumas maneiras. Ele é interessante porque usa uma metalinguagem (olha a língua portuguesa aí…) quase subjetiva: usa a computação gráfica — que basicamente é a aplicação da álgebra linear (a álgebra com vetores e matrizes, para usar uma linguagem simples) para criar imagens em que a matemática aparece. Confere só:

Além desse vídeo, quero deixar também a indicação de um livro. Também um dos melhores que já li. Que fala sobre a matemática natural, ou seja a matemática que aparece na natureza, não só em animais, mas em plantas e também nas crianças ainda muito novas que não foram alfabetizadas. Vale a pena a leitura se você gosta de aprender sobre o tema.

imagem.aspx

Se você ainda acha que matemática não é coisa deste mundo, depois de ler este livro talvez você mude de opinião. Agora existe um lugar em que, muitas vezes, a matemática não está, e justo na hora em que mais precisamos: na nossa cabeça na hora da prova!

Até breve.

Anúncios

2 comentários em “A Matemática Está em Tudo

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: